Poesia para despertar Sophia

Poemas inspirados em vivências filosóficas

Eu creio em mitos, mais, bem mais do que nos fatos:

creio nos seres, mais que em suas sombras vagas...

Creio nos homens mais que em pálidos retratos,

forma em atrito, que o tempo esboça e apaga.



Eu vejo serem os mitos sempre uma semente:

fecundam o solo da ilusão com realidade:

saga do Ser por formatar o existente,

cujo sucesso é passo para a humanidade.



Vejo melhor quando está muda a minha mente

e sinto os mitos, num presente e estável instante:

Aquiles e Heitor duelando eternamente,

e Odisseu , o incansável viajante...



Vislumbro Avalon, onde o Rei Urso hiberna,

à espera do final dos tempos invernais,

e Amaterasu,a Deusa-Sol, sair da caverna,

dourando em luz eterna o sonho dos mortais...



Que são os fatos, se não espelham sempre os mitos?

Refletem o rosto da madrasta de alguns contos...

Remetem a belos sonhos banidos, proscritos,

e ao conflito entre alma e sombra, e ao confronto...



Morre comigo o banal... cintila e some,

e, à trilha do Homem, nada soma, ou mesmo à minha...

Brinquedos que o tempo gera e consome,

e o pueril homem brinca, joga e não caminha.



Eu creio em mitos, sim... dão cor ao existente

e dão sabor a este tão fugaz instante...

Transformam a lenha morta em fogo audaz e ardente,

e a opaca rocha em transparente diamante.



Canção da Vida, entoas mitos tão antigos,

odes gloriosas para a prole adormecida...

Quando despertos, fortes frente aos inimigos,

compreenderemos tua Voz, Canção da Vida...

0 comentários:

Postar um comentário

Publicações

Seguidores

Músicas