Poesia para despertar Sophia

Poemas inspirados em vivências filosóficas



A um amigo desconhecido.


Temos passado um pelo outro em tantas rotas,
tem nos banhado o mesmo Sol, com suas notas
ardentes e generosas,
que harmonizam vidas ruidosas com Amor mudo...

Não temos quase nos falado ainda, contudo,
pois que a voz antiga do passado
nos aconselha a ignorar desconhecidos...
No entanto, sinto que essa voz é um engano,
pois que, no palco reservado ao humano,
eu, tantas vezes, tenho estado ao teu lado...

Relembra... estive ao teu lado quando,
envolvido pela paixão,
acreditastes enfim ter encontrado
a outra metade de ti mesmo, teu reverso,
e a tua alma, aturdida, embriagada
com o sabor dessa união, embora limitada,
já transbordava em emoção e em doces versos...

Saboreamos juntos esta intensa,
a um tempo, doce e amarga experiência!

Estive contigo desfrutando o mais perplexo sentimento,
no dia que a Vida passou por nós e gerou mais vida,
e aquela nova criatura, como do nada surgida,
quis vir à luz... puro mistério presenciamos neste momento!

E, intimados pela Lei da Vida,
nós entregamos, àquele ser, desvelo e amor, doçura e alento.

Estive também ao teu lado quando
um dia, achaste estranho teu rosto no espelho,
e assim, brincando de imortais, nos vimos cada vez mais velhos,
embora algo, em nossa alma, ainda fosse como era antes...
Senti, contigo, nestes instantes,
o quão veloz o novo faz-se antigo...

E também estive contigo, ao teu lado
quando alguém, querido, de nós foi levado...
para onde? paradoxo dolorido, sem saídas
pelas portas comuns da vida,
que exigiu que buscássemos respostas
bem mais além do trivial e da ilusão...

Sentiste? suavemente, nestes momentos,
a minha mão, inquieta, buscava a tua mão...

Vê que és bem mais do que apenas um irmão,
pois és um outro eu-mesmo, embora isolados
por divisórias feitas em um papel fino
como um véu, de linho opaco e delicado...

Portanto, esquece o que disseram ao menino...
nem toda voz antiga é verdadeira!
Não sou estranho, e todo o tempo estou contigo...
Já não me chames apenas de um amigo,
pois somos um, e o veremos, quando queiras
erguer os gastos e já rotos véus...

Somos intérpretes do mesmo drama humano
buscando achar um território estável, ameno
aonde ir repousar nossos cansados pés...

Qual a divisa entre as nossas duas vidas?
Buscando em ti, eu vejo parte do meu mundo,
Buscando em mim, entenderás mais do que és...

0 comentários:

Postar um comentário

Publicações

Seguidores

Músicas