Poesia para despertar Sophia

Poemas inspirados em vivências filosóficas


Dentro de mim, de meu coração,
no ponto mais alto de meu próprio Olimpo,
vislumbro o vulto de duas Deusas

Longe ambas estão do alcance de minhas mãos,
rudes mãos, distantes do ideal feminino.
Porém, meus olhos ousam ir bem mais além,
e descobrir, oculto num daqueles vultos,
o claro e inconfundível perfil da Deusa Atena.

Ainda que imperfeita, sei que essa visão
produz em minha vida um poderoso efeito:
Atena está comigo quando me levanto,
à frente, em minhas batalhas, dando-me o alento,
alerta, em meus sonhos, sempre que me deito.

Graças, Grande Deusa, por tua Presença,
pois tua inspiração e tua Sabedoria
concede-me a energia que me movimenta.

Porém, há algo oculto em minha natureza,
virtude que faz par com a Sabedoria.
Um vulto permanece em sombras, sobre o Olimpo,
e, em meio à escuridão, pressinto sua Beleza.

Oh Deusa Velada, que és objeto
de anseio e temor, a um mesmo tempo,
qual véu ainda esconde de mim o teu rosto?

Como a antítese de uma Penélope,
em algum canto escuro, dentro do meu mundo,
ocupo-me em tecer, através da noite,
o véu que te oculta, e depois, com zelo,
dispendo meu dia a tentar desfazê-lo !

A razão é que, confusa, sirvo a dois senhores,
e a voz de um deles, forte e poderosa,
incita-me a não ver a Deusa Misteriosa.


Contudo, eu sei que, por mais que o conteste
a voz tão potente dos Amos da Terra,
em mim Ela vive, sinto seus sinais.

Mas vejo que é chegado, para mim, o momento
de não mais conviver com esse silêncio, esse segredo
que sempre foi e é fonte de dor e sofrimento.

Por isso, aqui, nesse preciso instante,
desde os pés da montanha, onde me encontro,
ergo minha voz e te envio meu apelo:
vem, ó Deusa, volta-me teu rosto,
abre meus olhos para que eu te veja,
vem ao meu coração, para que eu te entenda,
transmuta-me, enfim, para que eu seja,
mais que a mulher, a verdadeira Dama,
digna de ter, no mais íntimo do meu Ser,
um Olimpo habitado por duas Deusas.

0 comentários:

Postar um comentário

Publicações

Seguidores

Músicas